segunda-feira, 27 de junho de 2011

Buracos negros: portais para outros universos


Nosso universo é como uma boneca russa e está dentro de um buraco negro que faz parte de um universo maior ainda. Todos os buracos negros, dos microscópicos aos gigantescos, seriam portas de entrada para realidades alternativas. Isso tudo não é ficção científica, mas uma teoria publicada em um jornal de física pelo pesquisador da Universidade de Indiana, Nikodem Poplawski.

De acordo com a teoria, os buracos negros são túneis entre universos. Isso iria contra a ideia de que toda massa atraída por um buraco implode, tornando-se um único ponto altamente quente e com temperaturas inimagináveis. Segundo a nova ideia, tudo que cair em um buraco negro sai pelo outro lado, onde há outro universo.

O artigo apresenta modelos matemáticos que sugerem que a ideia de túneis entre universos seriam uma alternativa viável à teoria de Einstein, que imaginou uma área no centro dos buracos negros onde a matéria ficaria extremamente densa. Muitos cientistas não aceitam o que Einstein imaginou. Talvez a ideia de Poplawski faça mais sentido, tanto em termos físicos quanto para quem imagina viagens espaciais entre universos paralelos em naves como a Enterprise do Capitão Kirk.

Um comentário: